Caixa inclui custos de cartório e ITBI em financiamento imobiliário
Voltar para o blog

Caixa inclui custos de cartório e ITBI em financiamento imobiliário

Agora a Caixa Econômica Federal passa a incluir no financiamento imobiliário os valores referentes ao ITBI (Impostos sobre a Transmissão de Bens Imóveis) e também os custos com cartorário em novos contratos.

Noticia boa não é mesmo? Isso porque até então estes valores eram pagos extra financiamento, ou seja, pelo mutuário. Além disso, a Caixa divulgou  que o registro de imóveis passará a ser eletrônico, o que reduzirá o tempo de espera de 45 para cinco dias. 

 


EM QUAIS CONDIÇÕES SE ENCAIXAM  

De acordo com a Caixa cerca de 3 mil contratos já foram assinados com a inclusão de ITBI e custos cartorários. Para serem incluídos no financiamento, os custos não podem ultrapassar 5% do valor financiado pelo cliente para operações contratadas com recursos da poupança, ou 4% no caso de imóveis financiados com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O valor do imóvel é limitado a R$ 1,5 milhão.


REGISTRO ELETRÔNICO DE IMÓVEIS

Atualmente, quem vai comprar o imóvel precisa levar o documento pessoalmente a um cartório depois que ele for assinado por todas as partes envolvidas, incluindo o banco financiador.

De acordo com a Caixa, o sistema do banco foi integrado ao dos cartórios de 14 estados brasileiros. O registro eletrônico deve começar a funcionar a partir de 13 de julho. Ao todo, 1.356 cartórios já estão nesta plataforma.


Infos: UOL

 

Outros posts

  1. Vem ai 2018, o ano de comprar.

    Vem ai 2018, o ano de comprar.

                 O setor imobiliário, em especial o segmento residencial,  costuma ser um dos últimos a sair de uma recessão. Isso se deve em grande parte à natureza de seu produto, um investimento fixo d...

  2. Vale a pena pausar ou adiar as parcelas do financiamento imobiliário?

    Vale a pena pausar ou adiar as parcelas do financiamento imobiliário?

    A Caixa Econômica Federal anunciou que voltará a oferecer a possibilidade de pausa ou redução temporária das prestações do financiamento imobiliário por até seis meses. A opção é boa, segundo esp...

  3. Tudo sobre a nova linha de crédito imobiliário da Caixa

    Tudo sobre a nova linha de crédito imobiliário da Caixa

    Uma linha de crédito habitacional corrigida pela poupança, o que acha? Viemos te apresentar essa novidade que a Caixa Econômica Federal lançou há poucos dias.Segundo explanações da diretoria do banco,...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Personal Imóveis

(55) 99198-9898