Vale a pena pausar ou adiar as parcelas do financiamento imobiliário?
Voltar para o blog

Vale a pena pausar ou adiar as parcelas do financiamento imobiliário?

A Caixa Econômica Federal anunciou que voltará a oferecer a possibilidade de pausa ou redução temporária das prestações do financiamento imobiliário por até seis meses. 


A opção é boa, segundo especialistas apenas para quem perdeu renda ou emprego durante a pandemia e está com dificuldades de honrar o financiamento com o banco.


A redução temporária será de 25% a 74,99% no valor das prestações, com os seguintes prazos:

 

Pagar 75% da parcela por seis meses;

Pagar de 25% a 75% das parcelas por três meses;

 

Os valores não pagos durante o período de pausa ou pagamento parcial serão incorporados ao saldo devedor do contrato e diluídos no prazo restante. Não haverá aumento no prazo total do financiamento. 

Tanto a pausa quanto o adiamento parcial das parcelas poderão ser solicitados pelos clientes no aplicativo Habitação Caixa. 


Johnny Mendes, professor de economia na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), diz que quem tem condições de pagar as parcelas sem redução deve fazê-lo. Mas se o orçamento estiver apertado, a redução é válida. 


"As famílias que não usufruírem desse benefício e tiverem dificuldade para pagar as parcelas correrão o risco de perder a casa", alerta.


"O cliente pode estar se endividando no crédito especial ou no cartão de crédito [para pagar as parcelas], e o crédito imobiliário é o mais barato. A medida é fantástica, porque as pessoas quebraram e têm problemas de fluxo de caixa. Aliviar parcelas tem custo quase zero para o banco, e as pessoas conseguem fazer caixa, não pagando até a situação melhorar", diz o professor.


Ou seja, antes dessa decisão importante, vale a pena colocar os prós e contras na balança e agir com cautela.



Outros posts

  1. Vem ai 2018, o ano de comprar.

    Vem ai 2018, o ano de comprar.

                 O setor imobiliário, em especial o segmento residencial,  costuma ser um dos últimos a sair de uma recessão. Isso se deve em grande parte à natureza de seu produto, um investimento fixo d...

  2. Tudo sobre a nova linha de crédito imobiliário da Caixa

    Tudo sobre a nova linha de crédito imobiliário da Caixa

    Uma linha de crédito habitacional corrigida pela poupança, o que acha? Viemos te apresentar essa novidade que a Caixa Econômica Federal lançou há poucos dias.Segundo explanações da diretoria do banco,...

  3. Tudo sobre a Lei do Silêncio em condomínios

    Tudo sobre a Lei do Silêncio em condomínios

    Tendo ou não um vizinho barulhento é bem possível que você já tenha ouvido falar sobre a Lei do Silêncio. Desde já adiantamos: essa Lei varia de município para município.Viver em condomínio, por exemp...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Personal Imóveis

(55) 99198-9898