Cuidados e dicas na hora de furar a parede
Voltar para o blog

Cuidados e dicas na hora de furar a parede

Você também precisou pendurar um quadro e não sabia nem por onde começar? A gente super entender, já passamos por isso e como o nosso foco é descomplicar, hoje vamos dar dicas de cuidados na hora de furar a parede. Siga lendo:


Se você ama pendurar coisas nas paredes porque sabe que realmente isso muda o visual do ambiente é importante saber como fazer essa instalação sem danificar a parede.


Furar a parede pode ser mais simples do que você imagina


Ferramentas

Além da furadeira, buchas e parafusos, pode ser necessário outros apetrechos como uma chave de fenda e um nivelador. Veja como cada um deles funciona:


Parafusos e buchas

No caso das buchas e parafusos se atente na hora da escolha, já que eles determinarão o tamanho da broca utilizada. Na maioria dos itens existem especificações sobre qual broca é a mais adequada. Além disso, parafuso e bucha são vendidos juntos, tornando esse processo de escolha mais simples.


Furadeira

Existem no mercado diversos modelos e marcas de furadeiras, mas é importante lembrar que nem todas podem ser utilizadas para furar parede. A ideal para esse trabalho é chamada de furadeira de impacto. Isso porque, além de furar, precisa pressionar a broca contra a parede.


Brocas

Além de uma furadeira adequada é preciso ter uma broca correta para o serviço. Muita gente acaba cometendo o erro de utilizar o mesmo tipo de broca para diferentes serviços, mas isso pode acabar trazendo problemas. A broca correta para concreto é aquela que conta com um metal diferente na ponta, com um diâmetro maior do que o restante da broca.


Dicas para furar parede

É rápido, mas tente não fazer bagunça já que é preciso saber a composição da parede que será furada; essa informação nos ajudará a definir a broca ideal.


Onde furar

Outro ponto fundamental na hora de furar uma parede é entender a estrutura do local. Isso vai te ajudar a evitar problemas com encanamento, partes elétricas e colunas estruturais. Assim, avalie a planta baixa e os projetos de instalação da casa e baseie-se neles para evitar erros como danos severos às instalações.


Caso não seja possível obter esses documentos com facilidade, a dica é verificar se existe alguma instalação elétrica como interruptores ou tomadas na parede a ser perfurada. As mangueiras, ou melhor, os conduítes que protegem a instalação elétrica, muito provavelmente, formam uma cruz. .


Profundidade do furo

Se você já conhece a composição da sua parede e onde furar é hora de definir a profundidade do furo. Ela vai variar de acordo com a espessura da superfície trabalhada. Assim, uma parede de alvenaria, por exemplo, possui em média 15 cm (9cm de tijolos e 6cm de revestimento) e por isso o ideal é furar no máximo até a metade de sua espessura. Ou seja, nesse caso o furo terá a profundidade de até 7,5cm.


Para esse trabalho você pode utilizar um medidor de profundidade e assim evitar erros. Contudo, sabemos que nem todos possuem esse equipamento e por isso é possível utilizar uma fita para marcar o limite máximo do furo. Aproxime a bucha perto da ponta da broca que ficará encostada na parede e marque com a fita deixando uma folga de 1cm.


Marque o local do furo

Marcar o local do furo antes de furar parede também é muito importante. Para minimizar possíveis erros o ideal é utilizar um nível. Hoje o mercado oferece diferentes modelos da ferramenta, do mais simples ao mais completo. Assim, basta colocar o nível no local em que você deseja furar e observar se a bolha central está bem no meio, entre suas duas linhas pretas. Isso significa que os furos vão sair alinhados. Em seguida, basta utilizar um lápis para marcar o local.


Furar parede exige proteção

Como você pode ver, furar parede não é um processo muito complexo e com a ajuda das ferramentas certas é possível realizá-lo de modo a minimizar erros. Além disso, é importante lembrar sempre de se proteger durante o processo, principalmente se você não for um profissional. Para isso utilize óculos de proteção, além de luvas para dar mais segurança ao segurar os equipamentos e protetor auricular.


Outras dicas podem ser úteis como se lembrar de não pressionar com força a furadeira contra a parede, colocar uma fita crepe em cima do ponto marcado para o furo para evitar que a broca escorregue. Além disso, para evitar muita bagunça é possível prender um recipiente com fita crepe abaixo do local do furo. 

Outros posts

  1. Vem ai 2018, o ano de comprar.

    Vem ai 2018, o ano de comprar.

                 O setor imobiliário, em especial o segmento residencial,  costuma ser um dos últimos a sair de uma recessão. Isso se deve em grande parte à natureza de seu produto, um investimento fixo d...

  2. Vale a pena pausar ou adiar as parcelas do financiamento imobiliário?

    Vale a pena pausar ou adiar as parcelas do financiamento imobiliário?

    A Caixa Econômica Federal anunciou que voltará a oferecer a possibilidade de pausa ou redução temporária das prestações do financiamento imobiliário por até seis meses. A opção é boa, segundo esp...

  3. Tudo sobre a nova linha de crédito imobiliário da Caixa

    Tudo sobre a nova linha de crédito imobiliário da Caixa

    Uma linha de crédito habitacional corrigida pela poupança, o que acha? Viemos te apresentar essa novidade que a Caixa Econômica Federal lançou há poucos dias.Segundo explanações da diretoria do banco,...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Personal Imóveis

(55) 99198-9898