Caixa inclui custos de cartório e ITBI em financiamento imobiliário
Voltar para o blog

Caixa inclui custos de cartório e ITBI em financiamento imobiliário

Agora a Caixa Econômica Federal passa a incluir no financiamento imobiliário os valores referentes ao ITBI (Impostos sobre a Transmissão de Bens Imóveis) e também os custos com cartorário em novos contratos.

Noticia boa não é mesmo? Isso porque até então estes valores eram pagos extra financiamento, ou seja, pelo mutuário. Além disso, a Caixa divulgou  que o registro de imóveis passará a ser eletrônico, o que reduzirá o tempo de espera de 45 para cinco dias. 

 


EM QUAIS CONDIÇÕES SE ENCAIXAM  

De acordo com a Caixa cerca de 3 mil contratos já foram assinados com a inclusão de ITBI e custos cartorários. Para serem incluídos no financiamento, os custos não podem ultrapassar 5% do valor financiado pelo cliente para operações contratadas com recursos da poupança, ou 4% no caso de imóveis financiados com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O valor do imóvel é limitado a R$ 1,5 milhão.


REGISTRO ELETRÔNICO DE IMÓVEIS

Atualmente, quem vai comprar o imóvel precisa levar o documento pessoalmente a um cartório depois que ele for assinado por todas as partes envolvidas, incluindo o banco financiador.

De acordo com a Caixa, o sistema do banco foi integrado ao dos cartórios de 14 estados brasileiros. O registro eletrônico deve começar a funcionar a partir de 13 de julho. Ao todo, 1.356 cartórios já estão nesta plataforma.


Infos: UOL

 

Outros posts

  1. Vem ai 2018, o ano de comprar.

    Vem ai 2018, o ano de comprar.

                 O setor imobiliário, em especial o segmento residencial,  costuma ser um dos últimos a sair de uma recessão. Isso se deve em grande parte à natureza de seu produto, um investimento fixo d...

  2. Tolerância é essencial para quem mora em condomínios.

    Tolerância é essencial para quem mora em condomínios.

    Manual da boa vizinhança: no isolamento, tolerância é essencial para quem mora em condomínios Reclamações de barulho crescem com famílias em casa. Márcio Rachkorsky, advogado especialista em condomíni...

  3. Por que este é o momento certo para investir em imóveis?

    Por que este é o momento certo para investir em imóveis?

    Que a pandemia da Covid-19 desestabilizou a economia mundial a gente bem sabe, a novidade aqui é que dela surgiu um investimento rentável e de alta lucratividade, isso graças a taxa da Selic no menor...

Personal Imóveis

fixo
55 3322-4966
claro
55 99198-9898

Personal Imóveis

claro
55 99198-9898