Novas condições de financiamento da Caixa entram em vigor dia 17
Voltar para o blog

Novas condições de financiamento da Caixa entram em vigor dia 17

A Caixa Econômica Federal anunciou as novas modalidades de crédito para pessoas jurídicas no setor imobiliário, além da redução dos juros em parte das operações. Desta forma, o Banco passa a permitir que empresas do setor possam obter empréstimos usando os indexadores IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e CDI (Certificado de Depósito Interbancário).




Os novos indexadores estarão disponíveis para dois produtos. O primeiro é o Apoio à Produção (com imóvel ainda na planta), que permite o financiamento do custo total da obra e possibilita aos clientes pessoa física o financiamento para comprar a unidade desde o início da construção do empreendimento. O segunda se trata do Plano Empresa, que permite o financiamento de clientes pessoa física a partir da execução de 80% do empreendimento.




As taxas mínimas serão de IPCA mais 3,79% ao ano, CDI mais cupom de 1,48% e 119% do CDI. Já nas operações indexadas à TR (taxa referencial), já existentes, as taxas mínimas baixarão de TR mais 9,25% para TR mais 6,5%.




Pedro Guimarães, presidente da Caixa, comentou para a equipe de redação do site Folha que tais medidas aquecerão a demanda no setor imobiliário e que esse movimento é fundamental para preparar o mercado para um passo seguinte, o da securitização do crédito imobiliário. Para ele, as condições existentes hoje são consideradas um entrave para a medida pela falta de segurança acerca da TR, que pode mudar de patamar conforme uma “canetada” do governo.




A TR é uma taxa que ninguém sabe o que vai acontecer. E quando você tenta securitizar pela TR, ninguém compra”, disse. “A partir do momento que pudermos fazer as operações pelo IPCA, temos uma garantia muito mais efetiva para o mercado”, afirmou.




O movimento também é necessário, segundo Guimarães, para que haja um reforço na captação de recursos voltados ao setor imobiliário. A poupança, grande financiadora do setor, tem tido saques recordes nos bancos com a queda da Selic e a consequente menor remuneração.

 

Outros posts

  1. Este é o melhor momento da última década para negociar no mercado imobiliário

    Este é o melhor momento da última década para negociar no mercado imobiliário

            O governo federal trabalha com a projeção de injeção de R$ 30 bilhões na economia brasileira neste ano com a liberação dos saques do FGTS inativo. A medida deve movimentar 0,5...

  2. Vem ai 2018, o ano de comprar.

    Vem ai 2018, o ano de comprar.

                 O setor imobiliário, em especial o segmento residencial,  costuma ser um dos últimos a sair de uma recessão. Isso se deve em grande parte à natureza de seu produto, um...

  3. Caixa reduz juros do crédito imobiliário

    Caixa reduz juros do crédito imobiliário

    CAIXA REDUZ JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO Uma semana com boas notícias no setor imobiliário. A partir da segunda-feira, 14, passam a valer as novas taxas com redução de até 1...

Personal Imóveis

fixo
55 3322-4966
claro
55 99198-9898

Personal Imóveis

claro
55 99198-9898
|