5 critérios para o financiamento imobiliário
Voltar para o blog

5 critérios para o financiamento imobiliário

Que o financiamento imobiliário é um processo criterioso provavelmente você já sabe, afinal de contas a instituição financeira avalia diversos aspectos para então conceder o crédito. Desta forma, seja em um imóvel novo ou usado, os critérios são decisivos para se conseguir o financiamento e mais do que isso, garanti um bom plano.


Ou seja, a melhor forma para aumentar a chance de aprovação de um financiamento é conhecendo e se aperfeiçoando a esses critérios, saiba quais são e então se preparar.



1. Maioridade civil

Eis aqui o primeiro critério avaliado no processo de análise do financiamento. O solicitante deve ser maior de 18 anos para conseguir obter o contrato de financiamento imobiliário.


2. Documentação em dia

Outro requisito indispensável é a análise dos documentos pessoais, que podem variar de acordo com a instituição bancária escolhida. Geralmente tratam-se de documentos pessoais de identificação, comprovante de residência e financeiros, e claro, a falta de algum desses itens pode impedir o financiamento.


3. Restrições no nome

Sim, a negativação por alguma dívida que não foi paga impede o financiamento, e esse é um dos critérios mais importantes na análise. Se uma pessoa tem impedimento no nome, certamente, não vai conseguirá o financiamento imobiliário.


4. Score

A pontuação do score é um critério importante para ter sucesso na análise do financiamento imobiliário. Quanto maior a contagem dos pontos, maiores serão as possibilidades, pois demonstra que o cliente tem o hábito de pagar as contas e parcelamentos em dia.


5. Comprovar a renda

A renda ndividual ou familiar é um critério decisivo e determina qual o valor que o cliente tem condições de pagar em dia. Para analisar esse fator, as instituições podem solicitar diversos documentos, por exemplo:


  • holerite/contracheque;
  • registro na carteira de trabalho;
  • declaração de imposto de renda;
  • extrato bancário;
  • declaração de comprovação de rendimentos.



Com esses 5 passos em dia, muito provavelmente o seu perfil e se você ainda não tem todos os pontos, calma, pode ir se aperfeiçoando para aumentar as possibilidades de conseguir o financiamento.


Gostou deste conteúdo? Envie para os amigos!


Outros posts

  1. Vem ai 2018, o ano de comprar.

    Vem ai 2018, o ano de comprar.

                 O setor imobiliário, em especial o segmento residencial,  costuma ser um dos últimos a sair de uma recessão. Isso se deve em grande parte à natureza de seu produto, um investimento fixo d...

  2. Vale a pena pausar ou adiar as parcelas do financiamento imobiliário?

    Vale a pena pausar ou adiar as parcelas do financiamento imobiliário?

    A Caixa Econômica Federal anunciou que voltará a oferecer a possibilidade de pausa ou redução temporária das prestações do financiamento imobiliário por até seis meses. A opção é boa, segundo esp...

  3. Tudo sobre a nova linha de crédito imobiliário da Caixa

    Tudo sobre a nova linha de crédito imobiliário da Caixa

    Uma linha de crédito habitacional corrigida pela poupança, o que acha? Viemos te apresentar essa novidade que a Caixa Econômica Federal lançou há poucos dias.Segundo explanações da diretoria do banco,...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Personal Imóveis

(55) 99198-9898